quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Não há reforma sem conversão de vida - Padre Fernando António


Queremos reformar a Cúria Romana, queremos reformar os outros e esquecemo-nos da nossa própria reforma de vida…

Esquecemo-nos que só se pode ser realmente cristão num caminho de conversão e de santidade...

Esquecemo-nos da luta espiritual... e ignorámos o poder sedutor do mal dizendo que o Diabo não existia... Ora aí está ele, a esfregar as mãos de contente! Temos agora várias gerações de cristãos que não foram minimamente iniciados à vida cristã, à luta espiritual.

Andaram dez anos na catequese para aprender que "Jesus é nosso amigo"... e basta. E depois admiramo-nos e escandalizamo-nos com o pecado... E as palavras de Jesus são muito claras: 

«Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e são muitos os que entram por ela… e estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz à vida, e são poucos os que acertam com ela» (Mateus 7, 13-14). 

Não há reforma sem conversão de vida… 

Esta é uma verdade fundamental que, para nosso mal, está esquecida há meio século... 

Quando vemos os irmãos cair apontamos o dedo… mas nós vamos pelo mesmo caminho… 

De facto, continuamos a seguir cegamente as mesmas cartilhas ideológicas por onde estudaram aqueles que agora aparecem nas páginas dos jornais… padres, bispos, cardeais e outros cristãos, que pelos seus pecados são causa de escândalo… simplesmente porque se fascinaram com o “mundo”, e se esqueceram de que não há reforma sem conversão e santidade de vida.

Padre Fernando António


blogger

5 comentários:

francisco disse...

"Deus é luz e nele não há nenhuma espécie de trevas. Se dizemos que temos comunhão com Ele, mas caminhamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Pelo contrário, se caminhamos na luz, como Ele, que está na luz, então temos comunhão uns com os outros e o sangue do seu Filho Jesus purifica-nos de todo o pecado." (1 João 1, 5-7)
Que necessitados estamos de sacerdotes assim, obrigado sr.Padre Fernando António e a vós por publicarem.

Se o João Silveira me permite coloco uma ligação para um pequeno texto que escrevi sobre o Amor de Deus e que vai de encontro a esta necessidade de conversão, não é nada de especial mas pode ser que ajude pelo menos pela leitura do Evangelho:
http://enxertadosnacruzdecristo.blogspot.com/2018/01/deus-e-amor-e-quem-permanece-no-amor.html

Um ponto onde ocorre essa verdade esquecida é o que é referido na postagem abaixo «O Relatório Final do Sínodo Extraordinário dos Bispos de Outubro de 1985 sobre o Concílio Vaticano II (2ª parte)»
No relatório vem indicado:
"O Concílio também afirmou que Deus não nega a possibilidade de salvação a ninguém de boa-vontade (LG 16)"

Visto assim aos nossos olhos humanos pode-se tirar conclusões diferentes do que vem no documento do Concílio e da doutrina da Igreja.
No ponto 16 ele refere-se a "aqueles que, ignorando sem culpa o Evangelho de Cristo, e a Sua Igreja, procuram, contudo, a Deus com coração sincero, e se esforçam, sob o influxo da graça, por cumprir a Sua vontade, manifestada pelo ditame da consciência, também eles podem alcançar a salvação eterna" e "àqueles que, sem culpa, não chegaram ainda ao conhecimento explícito de Deus e se esforçam, não sem o auxílio da graça, por levar uma vida recta".
Isto é a salvação por ignorância invencível, quem não tem culpa por não conhecer e não ter acesso ao Evangelho e à Igreja.
Para quem é baptizado e tem acesso ao Evangelho é necessário permanecer na Igreja de Cristo.

Boa-vontade é ter a vontade na vontade de Deus, actualmente existe a ideia que é igual a ser boa pessoa, por isso apenas aprendemos que "Jesus é nosso amigo" e Deus fica para um sentimentalismo que apenas nos preenche o lado espiritual.

Maria de Fátima disse...

Com pouco disse tudo o que é verdade e essencial.
Cordiais saudações de uma cristã católica.

Anónimo disse...

Ambas as reformas são necessárias.

Maria Amelia disse...

Caro Anônimo
São necessárias muitas reformas! Diria, sem medo que TUDO, hoje precisa de reforma, ou melhor, precisamos de uma grande purificação, de um esforço maior de santificação, a fim de santificarmos quem nos rodeia! Como dizia um teólogo, há uns 50 anos, atrás: "No futuro os cristãos ou serão mártires ou não serão cristãos"! Uma profecia talvez?!
Deixo uma palavra de agradecimento e de coragem ao Sr. Padre Fernando Antônio! Como temos "fome e sede" de palavras sábias de "sa doutrina" e não de "fábulas"!

Anónimo disse...

Ainda bem que há vozes discordantes que se levantam, sem medo da VERDADE, e nos alertam para os perigos da religião "ligth" que continuam a querer impingir-nos! É só dar uma volta pela Internet e podemos constatar para onde caminhamos!... Profanações em cima de profanações com silêncios constrangedores por quem de DIREITO, conivências escandalosas com situações dúbias, relativamente a doutrinas heréticas...e muito mais!
OBRIGADA, senhor Pe. Frenando, pelas palavras sábias que, no meio de toda este turbilhão de confusões, ainda nos consolam e fazem sentir que nem tudo está perdido!!!
Continue por favor, e não tenha medo dos TIBIOS que o possam apelidar de FUNDAMENTALISTA!