quinta-feira, 17 de agosto de 2017

A vida de Santa Beatriz da Silva

Santa Beatriz nasceu em 1424, na cidade portuguesa de Campo Maior. Era descendente de família real. Foi agraciada com uma surpreendente beleza física e grandes qualidades morais. Foi educada pelos franciscanos, que fizeram brotar no seu coração uma forte devoção a Nossa Senhora. Desde menina, Beatriz rezava para que a Igreja proclamasse o dogma da Imaculada Conceição de Maria. A beleza, as virtudes e a devoção a Maria serão determinantes no caminho de Santa Beatriz.

Juventude e mudança para Castela

Quando a sua prima D. Isabel, rainha de Portugal, se casou com Dom João II de Castela, Santa Beatriz acompanhou-a como dama de honra na Corte de Castela, região que hoje faz parte da Espanha. Por causa da sua beleza, simpatia e nobreza, Beatriz logo passou a ser a preferida e admirada pelos cortejos de todos. Beatriz, porém, cultivava um amor cristão pelas pessoas e não se deixava levar pelas paixões mundanas.

Santa Beatriz: perseguida por causa de sua beleza

A Rainha gostava de saber que a sua dama de honra era elogiada e querida por todos. Todos falavam da jovem Beatriz, bela e carismática, atraente e virtuosa. Depois, porém, D. Isabel começou a olhar para Beatriz como uma rival. O ciúme fez-se presente no coração da Rainha de maneira irreversível. Tanto que, depois de algum tempo, a Rainha decidiu matar Santa Beatriz por asfixia.

Foi assim que, numa noite infeliz a Rainha levou Santa Beatriz até à parte subterrânea do palácio e enterrou-a viva num cofre que ficava no local. No pensamento da Rainha, o “problema” estava resolvido.

O chamamento de Nossa Senhora a Santa Beatriz

Aparentemente a morte era certa no caminho de Santa Beatriz. No auge de sua angústia, ela encomendou a sua alma a Deus e, num ato de amor e compreensão, pediu perdão também pela Rainha. Santa Beatriz sentia muito estar prestes a morrer sem receber os sacramentos, mas aceitou a morte próxima.

Mas aquilo que parecia o fim transformou-se no grande chamamento de Santa Beatriz. Aconteceu que, de repente, uma grande luz brilhou naquele cofre escuro e Santa Beatriz viu a Virgem Imaculada com o menino Jesus nos braços. Nossa Senhora vestia hábito e escapulário brancos e nos ombros um manto de um azul celeste. Sobre a sua cabeça brilhavam doze estrelas.

Maria, então, disse: “Minha filha, vês os hábitos que trago? Pois bem. Ao fim de três dias serás livre desta prisão e fundarás uma Ordem religiosa em louvor a minha Conceição Imaculada.”

Conversão na vida de Santa Beatriz

Depois de três dias todos começaram a notar a ausência de Santa Beatriz na Corte. O seu tio D. João de Menezes, procurou a Rainha para perguntar sobre a sua sobrinha. A Rainha ficou furiosa com a pergunta do súbdito e levou-o até o cofre, esperando achar ali um corpo em decomposição.

Quando abriram o cofre, porém, a surpresa: Santa Beatriz estava bela, sorridente e com uma aura celestial que iluminava o seu rosto. A Rainha ficou aterrorizada. Santa Beatriz ajoelhou-se aos seus pés e pediu permissão para sair da Corte e ir para um Mosteiro.

Santa Beatriz partiu, então, para o Mosteiro de São Domingos, em Toledo. A sua meta agora era preparar-se no silêncio e na oração, para a grande missão que Nossa Senhora lhe dera.

Quando Santa Beatriz chegou ao Mosteiro de S. Domingos, cobriu o seu rosto com um véu a fim de que ninguém mais se perdesse por causa da sua beleza.

Santa Beatriz e as demoras de Deus

Santa Beatriz passou mais de 30 anos no silêncio e na oração no Mosteiro de S. Domingos. Foi como certas árvores gigantescas que, antes de lançarem um broto acima da terra, aprofundam as suas raízes, que ficam escondidas sob o solo. Assim foi com Santa Beatriz.

Depois de mais de 30 anos, Nossa Senhora aparece uma segunda vez a Santa Beatriz. A Virgem Maria ordenou o início da construção da sua Ordem religiosa.

Santa Beatriz funda a Ordem das Concepcionistas

Providencialmente, Santa Beatriz recebeu ajuda da filha da sua adversária, também chamada D. Isabel, com o apelido de “a Católica”. Esta tornou-se co-fundadora e benfeitora da nova Ordem religiosa. Doou para a Ordem os Palácios de Galiana e a Igreja de Santa Fé. Ela mesma pediu e obteve a Bula de Aprovação do Papa Inocêncio VIII.

Assim, em 1484, Beatriz deixou o Mosteiro de S. Domingos e, acompanhada de 12 jovens, entrou nos palácios de Galiana adaptados à forma de Mosteiro. Ali começaram a viver a vida monástica. Vestiam hábito e escapulário brancos, manto azul e cingiam-se com o cordão seráfico, como na aparição de Nossa Senhora. Mais tarde, todas fizeram os votos perpétuos.

A morte de Santa Beatriz

Aos 67 anos Santa Beatriz recebeu uma terceira visita de Nossa Senhora. Esta disse-lhe:

“Minha filha, prepara-te que de hoje a 10 dias virás comigo para o paraíso”. Santa Beatriz pensou na Ordem nascente e nas suas filhas espirituais ainda jovens e, numa prece ardente e fervorosa, implora a protecção de Deus para a sua obra. O Espírito de Deus inspirou-a a colocar a Ordem nascente sob a protecção dos Franciscanos, pois eles eram defensores da Conceição Imaculada de Maria.

Depois disso, Santa Beatriz ficou gravemente enferma. Assim, chegou o dia predito por Nossa Senhora: 9 de Agosto de 1491. Deitada no seu leito de morte, Santa Beatriz ainda estava com o seu rosto encoberto. Então, uma das irmãs, com muita reverência, descobriu lhe o rosto. Foi uma surpresa maravilhosa para todos. O seu rosto conservava toda a beleza da juventude acrescida de uma aura celestial de paz e felicidade e uma luz sobre a sua cabeça.

Todas as suas filhas espirituais, mais seis sacerdotes Franciscanos e monjas Cistercienses que tinham vindo assistir aos últimos momentos de Santa Beatriz testemunharam o milagre. A notícia espalhou-se rapidamente pela região e o povo invadiu a clausura  para contemplar a Santa do brilho celestial ainda viva, como se já estivesse glorificada no Céu. A luz só desapareceu quando a alma de Santa Beatriz subiu para o paraíso.

Devoção à Santa Beatriz

Santa Beatriz deu ao mundo um testemunho vivo de fé no dogma da Imaculada Conceição de Maria, 400 anos antes da sua declaração oficial pela Igreja. Ela ensinou-nos a saber esperar as demoras de Deus. Santa Beatriz é a santa da decisão, da força de vontade, da paciência, do perdão, da obediência, da maturidade. Santa Beatriz, ensinai-nos a sofrer as demoras de Deus com paciência e confiança!

in 'Cruz Terra Santa'


blogger

Sem comentários: