segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Beato Pio IX explica a perfeita harmonia entre Fé e Razão

Não só não pode jamais haver desarmonia entre a fé e a razão, mas uma serve de auxílio à outra, visto que a recta razão demonstra os fundamentos da fé, e cultiva, iluminada com a luz desta, a ciência das coisas divinas; e a fé livra e guarda a razão dos erros, enriquecendo-a de múltiplos conhecimentos. 

Por isso a Igreja, longe de se opor ao cultivo das artes e das ciências humanas, até as auxilia e promove de muitos modos. Porquanto não ignora nem despreza as vantagens que delas dimanam para a vida humana; pelo contrário, ensina que, derivando elas de Deus, o Senhor das ciências [1 Rs 2, 3], se forem bem empregadas, conduzem para Deus, com o auxílio de sua graça. 

Nem proíbe [a Igreja] que tais disciplinas, dentro de seu respectivo âmbito, façam uso de seus princípios e métodos próprios; mas, reconhecendo embora esta justa liberdade, admoesta cuidadosamente que não admitam em si erros contrários à doutrina de Deus ou ultrapassem os próprios limites, invadindo e perturbando o que é do domínio da fé.

Papa Pio IX, Concílio Vaticano I (1869-1870), Sessão III, Cap. IV 


blogger

2 comentários:

Jorge disse...

Do tempo em que os Papas sabiam o que escreviam e diziam.

Maria José Martins disse...

Estou plenamente de acordo, com o que o Beato Pio IX afirma.
Penso que, se Deus nos Criou semelhantes a Ele, com certeza que também deseja que púnhamos a "render os talentos", relativos à nossa Inteligência. Ser humilde não é ser ignorante. Santa Teresa de Ávila, grande doutora da Igreja, várias vezes apela a que não descuremos os conselhos e a apreciação dos "letrados", para que não sejamos enganados; Nossa Senhora, em Fátima, queria que o Francisco frequentasse a escola..."E, na verdade, deve-se muito à Igreja, nesse campo. O pior foi quando a Igreja Se endeusou e, relegando o Espírito", traiu a Sua ESSÊNCIA: a FIDELIDADE À PALAVRA DE DEUS, que passa, sobretudo, pela COERÊNCIA DE VIDA-- que nos exige fidelidade à CRUZ-- e se deixou contaminar, pelo EXCESSO de Humanismo!
No meu entender, colocou-Se ao mundo, perdeu a Identidade e, lentamente, afastou-Se da Verdadeira Fonte: O Espírito Santo.
E vou transcrever o que li de S. Tomás de Aquino: "O magnânimo não cede ao aperto das preocupações, nem aos homens, nem aos acontecimentos: só perante Deus se inclina!"
Todos os pecados fogem de Deus, e só a SOBERBA se opõe a Deus.
É só aos soberbos que a Sagrada Escritura nos diz que Deus Se opõe!"