sábado, 24 de outubro de 2020

Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Que há anjos, muitas páginas da Sagrada Escritura o atestam… Mas é preciso saber que a palavra “anjo” designa a sua função: ser mensageiro. E chamamos “arcanjos” aos que anunciam os grandes acontecimentos. Foi assim que o arcanjo Gabriel foi enviado à Virgem Maria; para este ministério, para anunciar o maior de todos os acontecimentos, impunha-se enviar um anjo da mais alta estirpe…

De igual forma, quando se tratou de manifestar um poder extraordinário, foi Miguel que foi enviado. Na verdade, a sua acção, tal como o seu nome que quer dizer “Quem como Deus?”, fazem compreender aos homens que ninguém pode realizar o que compete apenas a Deus. O antigo inimigo, que desejou por orgulho fazer-se semelhante a Deus, dizia: “Eu escalarei os céus; erigirei o meu trono acima das estrelas; serei semelhante ao Altíssimo” (Is 14,13). 

Mas o Apocalipse diz-nos que, no fim dos tempos, quando for abandonado à sua própria força, antes de ser eliminado pelo suplício final, ele terá de combater contra o arcanjo Miguel: “Houve um combate nos céus: Miguel e os seus anjos combateram contra o Dragão. E também o Dragão combatia com os seus anjos; mas não venceu e foi precipitado no abismo” (Ap 12,7).

À Virgem Maria, foi então Gabriel, cujo nome significa “Força de Deus”, que foi enviado; não é verdade que ele vinha anunciar aquele que quis manifestar-se numa condição humilde, para triunfar do orgulho do demónio? Foi, pois, pela “Força de Deus” que foi anunciado aquele que vinha como “o Senhor dos exércitos, poderoso nos combates” (Sl 23,8). 

Quanto ao arcanjo Rafael, o seu nome significa “Deus cura”. Na verdade, foi ele que livrou das trevas os olhos de Tobias, tocando-os como toca um médico vindo do céu (Tb 11,17). Aquele que foi enviado para cuidar o justo na sua enfermidade merece bem ser chamado 'Deus cura'.

São Gregório Magno, Papa in Homilias sobre o Evangelho



blogger

3 comentários:

Alex disse...

Nos tempos em que vivemos é muito importante a devoção aos Santos Anjos, pois as forças do mal estão mais agressivas.

Maria José Martins disse...

Ainda há pouco tempo, aqui, neste Blog, se falou sobre a importância dos Anjos da Guarda na nossa vida. Gostei do Artigo, pois, já sou duma geração, onde apenas nos ensinaram , em pequeninos, a rezar-lhes e mais nada. Porém, com o ressurgimento das Novas Comunidades, essas "devoçõezinhas" parecem ter sido RESTAURADAS...e, então, muitos de nós, compreendem hoje, porque nos explicaram, a grande importância que eles têm no nosso dia a dia!
Assim, fiquei muito feliz, quando o Papa Francisco, no meio de toda a Confusão, no ano passado, aconselhou a Igreja a rezar o Exorcismo de S. Miguel Arcanjo, todos os dias, no final de cada Missa; lembram-se? Mas quem lhe OBEDECEU? Quase ninguém, por aquilo que pude constatar...e aqui, desculpem-me a ironia, poucos lhe bateram palmas e OBEDECERAM!
Contudo, segundo o que me ensinaram, esse Exorcismo foi escrito, depois duma Visão do Papa Leão XIII, sobre um "ataque infernal" à Igreja: Satanás e o seu exército tentavam destruir-nos com todo o tipo de PERVERSÃO e suas consequências!
Então, que fazemos agora, Papa Francisco?! Como podemos aceitar, misericordiosamente, as suas investidas, e cair no maior ENGODO contra a LEI DE DEUS, aceitando a homossexualidade, sem ao menos alertar para o PERIGO em que essas almas se encontram, a nível Espiritual?? Não será essa uma das maiores INVESTIDAS SATÂNICAS?! Afinal, com quem ficamos? Deus é bom, mas o diabo não é mau?
Por essa ordem de ideias, também--e falo como Católica--deve PEDIR a Legalização da prostituição, porque as prostitutas também são filhas de Deus! Só que, o papel FUNDAMENTAL da Igreja é ESSE MESMO: ensinar A TODOS, os SEUS FILHOS, que Lhe devem OBEDECER porque somente ELE SABE o que nos faz verdadeiramente FELIZES, para depois, HERDARMOS A VIDA ETERNA! E que LÁ só entram os PUROS ou que, pelo menos, se esforçam por sê-lo, segundo a SUA PALAVRA!
Que os Santos Anjos nos DEFENDAM e PROTEJAM!!

Anónimo disse...

Um caso real que aconteceu no Brasil.

Uma igreja profanada de maneira absurda se tornou um lugar amaldiçoado.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Negros
https://youtu.be/9ufZqAPHmHo