quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Obrigações dos Maridos e das Mulheres - S. António Maria Claret

Obrigações do Marido

1. Amar a sua mulher, como Jesus Cristo a Igreja.
2. Não a desprezar, porque é companheira inseparável.
3. Dirigi-la como inferior. 
4. Ter cuidado dela, como guarda da sua pessoa.
5. Sustentá-la com decência.
6. Sofrê-la com toda paciência.
7. Assisti-la com caridade.
8. Corrigi-la com benevolência.
9. Não a maltratar com palavras nem obras.
10. Não fazer nem dizer coisa alguma diante dos filhos, ainda que pequenos, que possa ser para eles motivo de escândalo.

Obrigações da Mulher

1. Estimar o marido.
2. Respeitá-lo como a sua cabeça.
3. Obedecer-lhe como a seu superior. 
4. Assisti-lo com toda a diligência.
5. Ajudá-lo com reverência.
6. Responder-lhe com mansidão.
7. Calar quando estiver zangado e enquanto durar a zanga.
8. Suportar com paciência os seus defeitos.
9. Repelir toda a familiaridade.
10. Cooperar com o marido na educação dos filhos.
11. Não desperdiçar as coisas e os bens da casa.
12. Respeitar os sogros como pais.
13. Ser humilde com as cunhadas.
14. Conservar boa harmonia com todas as pessoas da casa.

S. António Maria Claret (+1870) in 'Caminho Recto e Seguro para chegar ao Céu'



blogger

4 comentários:

Passas disse...

Qual é a fabilidade/infabilidade dos santos?

Marta disse...

Não seria melhor colocarem a data em que o texto original foi escrito? Essa data explicava muito melhor as "obrigações" do que a nota acrescentada por Senza Pagare. Não me parece que vos honre muito dizerem que num casal um manda e o outro obedece. E que é sempre o mesmo a mandar e o mesmo a obedecer. E decide-se quem manda apenas pelo sexo.Parece-me tão longe do Evangelho! Mas deve ser por ser mulher, casada e com um casamento muito feliz onde as decisões são tomadas pelos dois, pelo "um" que formamos com a nossa relação conjugal. E os nossos 4 filhos não parecem nada baralhados com isso. É só uma opinião.

Unknown disse...

Cara Marta, muitos parabéns pelo seu feliz casamento e pelos seus 4 filhos. Como explicámos naquela pequena nota, a obediencia no matrimonio de que falam os santos nao tem nada a ver com a obediencia do escravo ao seu senhor.

A carta de S. Paulo aos Efésios é Palavra de Deus, e por tal foi escrita em total sintonia e em concordancia com o Evangelho. Santo Antonio Maria Claret escreve também segundo o que aprendeu do evangelho e com S. Paulo. As suas recomendaçoes foram escritas ha cerca de 150 anos e a carta aos Efésios ha cerca de 1950 anos.

Ambas devem ser lidas com o "pano de fundo" que foi descrito e nao com as categorias com que o mundo de hoje julga a obediencia, e o que é ser homem e mulher. Dificlmente uma sociedade onde a instituiçao casamento anda pelas ruas da amargura será a mais indicada para dar uma liçao a todas as sociedades que a precederam sobre os papeis do homem e da mulher no casamento.

Paz e bem

Maria José Martins disse...


Apesar da resposta ter já seis anos--Unknown-- vem mais do que a propósito, dada a polémica instaurada nos últimos dias, nas redes sociais, por causa da mesma Passagem Evangélica.
Como mulher, aceito a explicação perfeitamente, pois, concordo ser quase impossível, nos tempos que correm, entendermos qual o papel que Deus deseja para a mulher, na Sociedade e, principalmente, na Família.
Acho que, mais uma vez, a ORDEM das coisas, determinada por Deus, foi alterada, pelo rumo que o mundo levou, sem Ele...E, citando, mais uma vez Jesus, em "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta, vou transcrever um desabafo Seu, relativamente, ao conceito de mulher, dos tempos de hoje, comparando-a com Nossa Senhora, que, se tudo tivesse corrido como Deus planeara, seria o Modelo SEGUIDO pelas mulheres de todos os tempos: "Pretenderíeis que, porque vós, vinte séculos depois, e QUANDO A PERVERSIDADE da vida matou o GRANDE AMOR, Eu vos desse uma Maria de Nazaré igual à árida e superficial mulher, como é a do vosso tempo? Maria é a doce, a pura e amorosa Menina de Israel. Esposa, de Deus, Mãe Virginal de Deus! E não uma mulher excessivamente, doentiamente exaltada, ou glacialmente egoísta, como a mulher do vosso século..."
E, se este desabafo já foi feito há quase 100 anos, hoje, cada vez se torna mais difícil ENTENDER e ACEITAR o verdadeiro PAPEL da mulher, na Sociedade e no Casamento, concebido por Deus!
Com certeza, que NINGUÉM é superior a ninguém, quando o Verdadeiro Amor é recíproco. Mas, se Deus CRIOU o homem, anatomicamente e psicologicamente, diferente da mulher, por algum motivo foi...ao mesmo tempo que nos determinou uma ORDEM para a Família, que Ele Mesmo concebeu e que, logicamente, será a mais PERFEITA! O problema da nossa Sociedade é ter deixado de OBEDECER a DEUS--ou até negá-Lo-- e, lentamente, consciente ou inconscientemente, foi criando as suas normas, afastando-se do que é realmente importante, ao ponto de cavar a sua própria sepultura, CONFUNDINDO e BARALHANDO TUDO.
É só repararmos, quais os Conceitos de Família, de Género... que HOJE NOS SÃO IMPOSTOS, e SEMPRE em nome da LIBERDADE--libertinagem-- quando nunca fomos tão ESCRAVIZADOS e MANIPULADOS!
E se, ao menos, os resultados fossem positivos...para não falar já, do que nos possa estar reservado, depois da morte; com que "cara" enfrentaremos Deus, no dia do nosso Julgamento, por termos sido tão autossuficientes e desobedientes à Sua Vontade, colaborando assim, na destruição do mundo!