terça-feira, 25 de novembro de 2014

Novo Prefeito para a Congregação da Disciplina dos Sacramentos

Ontem o Papa nomeou o novo Prefeito para a Congregação do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Esta é a congregação do Vaticano que trata de todos os aspectos ligados com a Sagrada Liturgia.

Foi esta Congregação que publicou, a pedido do Papa S. João Paulo II, o famoso documento Redemptionis Sacramentum sobre "algumas coisas que se devem observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia".

Também foi a mesma congregação que publicou há alguns meses instruções para se ter em conta no rito da paz, aquela parte da Santa Missa onde as pessoas se cumprimentam umas às outras. Por exemplo, foi explicado que não se deve cantar ou tocar nenhum "cântico de paz" na Missa, mas sim o "Cordeiro de Deus". O documento pode ser encontrado aqui no blog Senza.

Há um ano, o Prefeito do Culto Divino era o Cardeal Cañizares, actual Arcebispo de Valência. Ontem, o Papa nomeou o novo Prefeito, o Cardeal Robert Sarah.


Esta é uma nomeação pela qual devemos agradecer ao Santo Padre! (Como todas as nomeações, já agora.)

Em 2012, em Lyon (França), num discurso sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, o Cardeal Sarah disse:
Por vezes, o espírito do Concílio tem sido entendido de uma forma errada como, por exemplo, na tentação de se usar os critérios do mundo para entrar em diálogo com o mundo. Estou a pensar em particular nos desvios litúrgicos, na redução da salvação a um messianismo passageiro, a uma compreensão da vida Cristã como uma espécie de compromisso humanitário, a uma fundamentação das acções sociais inspirada pela dialéctica e, portanto, perdendo a originalidade da mensagem Cristã. 
Mas "abrir-se ao mundo" não significa acabar com a contradição entre o Evangelho e o mundo, nem em suavizar a mensagem Cristã. Pelo contrário, consiste em apresentar ao nosso mundo a mensagem do Evangelho em toda a sua pureza. É Cristo que é a luz do mundo, como o Concílio afirma.


blogger

Sem comentários: