domingo, 18 de maio de 2014

Incomodai os pastores, importunai os pastores

Estas foram as palavras que mais ficaram no ouvido de alguns, depois de o Santo Padre as ter dito no Domingo passado. Mas o Santo Padre disse-o com uma finalidade: «incomodai os pastores, importunai os pastores, todos nós pastores, a fim de que possamos dar-vos o leite da graça, da doutrina e da guia».

Mas para que vos possamos dar «o leita da graça, da doutrina e da guia», precisamos nós de estar unidos à fonte, e a fonte é Cristo, que “jorra do altar”. É extremamente importante para a Igreja e para o mundo, que nos importunem para pedir a Confissão ou direcção espiritual. Mas para que possamos «dar-vos o leite da graça, da doutrina e da guia», precisamos de momentos concretos e precisos para nos centrarmos no essencial.

Quantas vezes temos as sacristias “invadidas” quando chegamos para nos prepararmos para a Santa Missa e logo a seguir a ela! Quantas vezes estamos a rezar o Breviário na Igreja, diante do Santíssimo e nos vêm interromper!

Se a preparação para a Santa Missa e a acção de graças têm orações “pro opportunitate”, ou seja, facultativas, o Breviário é obrigação. Precisamos que nos deixem rezar diante de Nosso Senhor para melhor O poder dar a quem no-Lo pede!

Do Missal de 1962 para o de Paulo VI (que foram reduzidas e remetidas para apêndice e que, na versão portuguesa, vá-se lá saber como e porquê, nem sequer constam), as orações de preparação para a Santa Missa e em acção de graças depois dela são um manancial de graça, que nos ajuda a centrar no essencial. 

A sacristia, especialmente antes e depois da Santa Missa, deveria ser um lugar de silêncio e oração para que o Padre se possa centrar em Cristo, para melhor O poder dar aos outros. Será que tudo é assim tão urgente, que não se possam esperar cinco ou dez minutos para que o Padre “desça” do altar ao mundo?

Pedir a Confissão imediatamente antes da Missa parece-me ser uma boa razão. Mas não se poderia lá estar um pouco antes ou pedir para que o Padre esteja um pouco antes? Mas depois da Santa Missa, mesmo este pedido não pode esperar um pouco?

E quando o Padre está diante de Nosso Senhor a rezar, não podemos aproveitar a oportunidade para rezar com ele e por ele? Se quando vamos ter com um Padre é para lhe pedir Cristo, porque havemos de abruptamente interromper esse momento, que tão necessário é para ele e para toda a Igreja.

Incomodem-nos, importunem-nos, também rezando connosco e por nós. Isto é também uma provocação para nós. Incomodem-nos, importunem-nos, pedindo-nos Cristo, mas de modo a que não nos afastemos de Cristo.

Dominus nos benedicat, et ab omni malo defendat, et ad vitam perducat aeternam. Amen.

Um Padre



blogger

Sem comentários: