sábado, 29 de março de 2014

“Uau!” Pedra por pedra na diocese de Madison, USA

por Fr. Z

Aqui está uma história de sucesso.
Numa pequena cidade de Fennimore, Wisconsin, o Pe. Miguel Galvez da Companhia de Jesus Cristo Sacerdote  implementou a restauração da Igreja de St. Mary.
Antes:
Depois:


Há um artigo sobre esta igreja e a consagração do altar no jornal diocesano, o The Catholic Herald.  Eis como começa
 “Uau!”
Esta foi a simples palavra de exclamação proferida por uma jovem rapariga enquanto entrava na Igreja de St. Mary em Fennimore numa recente manhã de Domingo.
Enquanto que as palavras usadas nesse dia pelas outras pessoas na igreja possam ter sido mais sofisticadas, os sentimentos eram provavelmente muito semelhentes ao da jovem rapariga.
Após entrarem na igreja naquele Domingo de manhã, os paroquianos e visitantes tiveram a oportunidade de ver o trabalho final de um projecto de restauração para trazer a igreja de volta ao seu design original de há mais de um século atrás.
[...]
A reacção da rapariga fala por tudo.
Ela reagiu ao interior da igreja como qualquer pessoa que não tenha a bagagem dos velhos dias do caos e iconoclastia pós-conciliar. Esta é a reacção de uma alma que está aberta àquilo que uma igreja deve comunicar: uma sensação de trascendência através da beleza, um design racional e coerência teológica e litúrgica.
É possível fazê-lo, pedra por pedra.


blogger

Sem comentários: