segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Papa Francisco reafirma a autoridade do Concílio de Trento

O Vaticano publicou hoje a carta, em latim, enviada pelo Papa Francisco ao Cardeal Brandmueller a propósito das celebrações dos 450 anos do encerramento do Concílio de Trento.

A carta afirma a contínua importância da doutrina do Concílio de Trento. Apesar de alguns poderem desdenhosamente encarar este facto como mera rotina, a carta tem a grande importância de ser a primeira ocasião em que Francisco invoca directa e explicitamente, no que toca à interpretação da doutrina, a autoridade do histórico (apesar de "fracturante") discurso de 22 de Dezembro de 2005 sobre a "'hermenêutica da reforma', de renovação na continuidade do sujeito-Igreja" (um assunto muitas vezes referido simplesmente como 'hermenêutica da reforma em continuidade ou, com ainda menor rigor, 'hermenêutica da continuidade'").

No que toca ao tratamento que a carta de Francisco dá ao Concílio de Trento, seja qual for o "grau" de autoridade do mesmo (que, pelo menos, não será de um mero resumo ou entrevista a um jornal secular...), e sem qualquer necessidade de se assumir o que quer que seja sobre futuras questões relativas a este pontificado, que se vai revelando, temos finalmente algo "citável" deste Papa acerca da importância de Trento - não apenas como evento histórico, mas também no que toca ao seu património doutrinal.

Ao venerável irmão
Walter Cardeal Brandmueller
Decano de São Julião dos Flemings

Com a aproximação do dia em que celebramos os 450 anos do encerramento do fortunado Concílio de Trento, será conveniente que a Igreja recorde diligentemente e com entusiasmo a tão frutuosa doutrina que saiu desse Concílio, reunido na região tirolesa. Certamente com causa justa, a Igreja tem, desde há muito tempo, dedicado tanto cuidado e atenção aos Decretos e Normas desse Concílio que devem ser relembrados e observados, já que os Pais do Concílio reuniram com toda a diligência para que a Fé Católica se tornasse mais clara e mais bem compreendida (algo plenamente justificado pelo surgimento de tão relevantes assuntos e questões levantados na época). Indiscutivelmente, e com a inspiração e orientação do Espírito Santo, preocuparam-se especialmente os Pais do Concílio não apenas com a protecção do sagrado depósito da doutrina Cristã, mas também que se iluminasse mais claramente a humanidade, para que a obra de salvação do Senhor pudesse jorrar sobre o mundo inteiro e o Evangelho espalhado por todo o planeta.

Atenciosamente ouvindo o mesmo Espírito Santo, a Santa Igreja da nossa era, mesmo neste preciso momento, continua a restaurar e meditar sobre a abundante doutrina de Trento. Na verdade, a "hermenêutica de renovação" (interpretatio renovationis), que o Nosso Antecessor Bento XVI explicou em 2005 perante a Cúria Romana, refere-se não apenas ao Concílio Tridentino mas também ao Concílio Vaticano. Certamente que o modo de interpretação coloca uma justa característica da Igreja numa perspectiva mais luminosa, transmitida pelo Mesmo Deus: "Ela é um sujeito que cresce no tempo e se desenvolve, permanecendo porém sempre o mesmo, único sujeito do Povo de Deus a caminho" (Bento XVI, no discurso de Natal à Cúria Romana de 2005).

Por isso, Nós nos regozijamos e expressamos a nossa satisfação, iluminada com o grande esplendor da Igreja, com o facto de este evento ser celebrado da forma mais solene na Cidade de Trento. Por essa razão, o Venerável Irmão Luigi Bressani, arcebispo de Trento, pediu-nos que nomeássemos um ilustre Prelado que, no dia 3 de Dezembro próximo, possa proferir as exortativas palavras dirigidas a todos os que assistam a tão feliz comemoração. Acreditando ser este um justo pedido, e desejando designar-vos a vós, Venerável Irmão, que indiscutivelmente vos dedicastes a uma tão perita investigação sobre o Concílio e sabiamente pusestes em prática os seus decretos, Nós nomeamo-vos, através destas palavras, Nosso Enviado Extraordinário para as celebrações do 450o. aniversário do encerramento do Concílio de Trento. Na verdade, Vós exortareis todos aqueles que participarem neste evento para que, com as suas almas unidas ao do Santíssimo Redemptor, tenham sempre consciência de todos os frutos dados por este Concílio, e que todos se unam para que se propaguem. Saudareis em Nosso nome o arcebispo de Trento e todos os santos bispos, padres e religiosos e religiosas presentes, bem como todos os leigos em Cristo, e a eles manifestareis a Nossa benevolência.

Dado em Roma, em São Pedro, no dia 19 de Novembro do ano de 2013, primeiro do nosso Pontificado. 
in Rorate Caeli


blogger

Sem comentários: