quinta-feira, 28 de novembro de 2013

80% dos jovens Católicos deixam a Igreja (e como mudar)

Porque é que os jovens deixam a Igreja? 80% dos Católicos deixam de o ser quando chegam aos 23 anos. É uma estatística americana. Não conheço os números na Europa. Imagino que não estejam melhores. Os jovens estão a deixar a Igreja Católica.
College_graduate_students
Estive a ler a crítica do Kevin Cotter à Forming Intentional Disciples por Sherry Weddell no blog Focus. Ele enumera estatísticas alarmantes. Eis quatro estatísticas notáveis:
  1. Apenas 30% de americanos que foram criados Católicos ainda praticam (p. 24).
  2. 1o% de todos os adultos na América são ex-Católicos (p. 25).
  3. Quase 80% dos Católicos de berço deixam de ser Católicos até aos 23 anos (p. 33).
  4. No início do século XXI, entre os Americanos educados como Católicos, tornar-se protestante é a melhor garantia de uma prática estável na igreja como adulto (p. 35).
Se eu vos dissesse que "apenas 20% dos estudantes que se licenciam na Universidade XYZ arranjam emprego" iam pensar que esta era uma universidade mesmo má. De facto, a sua acreditação devia mesmo ser revista.
Bem, é precisamente isto que está a acontecer com a Igreja Católica nos Estados Unidos. Apenas 20% dos Católicos que passam pelo nosso sistema é que aplicam a fé às suas vidas quando chegam aos 23 anos. Os outros 80%  saem.

Porque é que os jovens deixam a Igreja?

Os jovens deixam a Igreja porque não encontraram Cristo e o Seu amor. Ponto. Esta é a resposta. Ser cristão implica ter um desejo apaixonado por estar com Deus para sempre. É isto que o Cristão deseja acima de tudo: Deus. Estar com Aquele que nos ama mais que qualquer outro.
“Assim como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13, 34-35)
A vossa Igreja parece uma comunidade de amor? Se não, temos que começar por aí. Os jovens estão à procura de ser amados. Procuram experiências sexuais, movimentos políticos, drogas e grupos ideológicos.
Como é que os podemos convidar a rever Jesus como Deus de amor?
Jesus não disse: "Ide a todo o mundo. Sejam amargos. Queixem-se sobre política. Mantenham uma tabela pública com os enganos dos bispos. Falem sobre quão difícil é ter muitos filhos e obedecer aos preceitos divinos. Assim, atrairão todos a mim."
São Paulo lembra-nos: "não sabeis que a bondade de Deus serve para vos levar ao arrependimento?"
Sejam simpáticos. Mostrem amor. Tragam outras pessoas para Deus. (experimentem trazer sete durante a vossa vida e convertam o mundo!). Taylor Marshall


blogger

Sem comentários: