quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Santo Inácio de Loyola aos Jesuítas que iam para Concílio de Trento

Eu não teria pressa para falar e fá-lo-ia duma maneira séria e amigável... Para me ajudar a mim mesmo ouviria sossegadamente, de modo a apreciar e a perceber o ponto de vista e a disposição dos que falam, de forma a poder responder bem, ou a ficar calado. 

Quando falasse sobre temas em debates ou outras questões, as razões de ambos os lados devem ser dadas para não parecerem preconceituosos, e devem ter cuidado para não contrariar ninguém. 

Se os temas discutidos são tão óbvios que não se deve ficar calado, devem dar a vossa opinião com a maior calma e humildade possível, concluindo com deferência para melhor julgamento.

A maior glória de Deus é o objectivo dos nosso padres em Trento, e isto será adquirido pregando, ouvindo confissões, dando palestras, ensinando as crianças, visitando os pobres nos hospitais, e exortando o próximo, de acordo com os talentos de cada um, para mover as pessoas à devoção e à oração, de modo a que possamos todos rezar e suplicar a Deus que derrame o Seu Espírito Divino em todos aqueles envolvidos com os trabalhos do Concílio.

Ao pregar eu não tocaria de todo nas diferenças entre Protestantes e Católicos, mas simplesmente exortaria a bons costumes e devoções, movendo as pessoas a conhecerem-se a si mesmas verdadeiramente e a adquirir maior conhecimento e amor do seu Criador e Senhor. Estaria constantemente a falar sobre o Concílio nos meus sermões e a acabar cada um deles com orações por isso. 

Do mesmo modo, também, ao dar palestras (o meu desejo seria inflamar as almas com amor ao seu Criador e Senhor), acabaria com orações pelo Concílio. Ao ouvir confissões falaria de tal modo que o que eu dissesse pudesse ser repetido em público e, por penitência, daria orações pelo Concílio. 

Os hospitais devem ser visitados às horas mais indicadas para a saúde e vocês deviam confessar e confortar as pessoas pobres, e também levar-lhes algo sempre que conseguirem, não esquecendo de obter orações pelo Concílio...


blogger

Sem comentários: