sábado, 3 de junho de 2023

A inveja: uma blasfémia contra o Espírito Santo

"É pelo chefe dos demónios que expulsa os demónios". O que é próprio das pessoas maldizentes e animadas pela inveja é fechar, tanto quanto possível, os olhos aos méritos de outrem; e quando, vencidos pelas evidências, já não o conseguem fazer, depreciá-los e desvirtuá-los. Assim, quando a multidão exulta de devoção e se maravilha com as obras de Cristo, os escribas e os fariseus, ou fecham os olhos ao que sabem ser verdade, ou rebaixam o que é grande, ou desvirtuam o que é bom. 

Uma vez, por exemplo, fingindo-se ignorantes, disseram Àquele que tinha feito tantos sinais maravilhosos: "Que sinal realizas Tu, pois, para nós vermos e crermos em ti?" (Jo 6,30). Aqui, não podendo negar os factos com cinismo, depreciam-nos maldosamente e desvalorizam-nos dizendo: "Ele tem Belzebu! É pelo chefe dos demónios que expulsa os demónios".

Eis, queridos irmãos, a blasfémia contra o Espírito, que prende aqueles que envolveu nas cadeias dum pecado eterno. Não é que seja de todo impossível ao penitente receber o perdão de tudo, se produzir "frutos de sincero arrependimento" (Lc 3,8). 

Só que, esmagado por um tal peso de malícia, ele não tem força para aspirar a essa honrosa penitência merecedora de perdão. Aquele que, vendo à evidência no seu irmão a graça e a obra do Espírito Santo, não teme desvirtuar e caluniar, e atribuir insolentemente aos maus espíritos o que sabe pertinentemente ser do Espírito Santo, esse está de tal modo abandonado por esse Espírito de graça, que já não quer a penitência que lhe traria o perdão. Está completamente obscurecido, cego pela sua própria malícia. 

Com efeito, que poderá haver de mais grave do que ousar, por inveja para com um irmão a quem tínhamos recebido ordem de amar como a nós próprios (cf. Mt 19,19), blasfemar contra a bondade de Deus e insultar a Sua majestade, querendo desacreditar um homem?

Santo Isaac da Estrela in Sermão 39, 2-6


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Nunca entendi muito bem quais são os pecados contra o Espírito Santo, porque, segundo Jesus, são aqueles que não podem ser perdoados(?).
Depois de ler este Texto, ainda mais apreensiva fico: "O que acontecerá àqueles que, perante todos os Sinais, todas as evidências das Profecias cumpridas...continuam a ESCONDER ao mundo, o que Nossa Senhora tanto pediu que fosse divulgado, nas Suas Mensagens, em Fátima?"--e todos sabemos que Ela somente CUMPRE a Vontade de Deus-- Não será este um pecado contra o Espírito Santo?!
Respondem que não é Dogma; e é preciso ser? Se Nossa Senhora até respondeu ao apelo dos videntes, e concedeu ao mundo UM SINAL, que ainda hoje não tem explicação científica--para os mais céticos--porque continuam CEGOS e ARROGANTES, quando poderiam Salvar tanta gente?
Segundo o Pe. Malachi Martin,--numa entrevista gravada em vídeo a que tive acesso-- se a 3ª parte do Segredo de Fátima fosse divulgada, haveria uma corrida aos confessionários e às igrejas.(CONVERSÃO)...E não é isso que Deus QUER e Nossa Senhora PEDE?! Mesmo que fosse só por MEDO? E, depois, o que nos fazem os MANDANTES DESTE MUNDO? Não nos ATERRORIZAM a toda a hora, com o medo do "VÍRUS"? Mas, a esses, obedecemos!
E o mais grave é que DESVALORIZAM a existência do Inferno, ao ponto de convencer as pessoas de que ninguém se condena: o oposto da Mensagem...chegando a pôr em causa o AMOR de Nossa Senhora, que LUTA para nos avisar, e a Sua Pedagogia, pois dizem que é UMA MENSAGEM DE TERROR! Mas quem somos nós, para dar LIÇÕES A DEUS?!