sexta-feira, 11 de novembro de 2011

JMJ - Papa rejeitou três vezes deixar o aeródromo de Quatro Vientos

Uma jovem hondurenha que esteve muito perto de Bento XVI na vigília de oração no aeródromo de Quatro Ventos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madrid, revelou que em três ocasiões, cada uma mais firme do que a anterior, o Santo Padre recusou-se a deixar o lugar durante a tormenta dessa noite.

Desde Roma, onde foi para participar de numa ordenação diaconal no Pontifício Colégio Norte-americano, a jovem jornalista e anfitriã em vários eventos da JMJ, Erika Rivera, explicou que na noite de Sábado dia 20 de Agosto "os mestres de cerimónia perguntavam (ao Papa) se queria retirar-se, porque chovia muito muito e havia um vento forte. Ele dizia-lhes que não iria embora de lá. De facto por duas vezes moveu o dedo indicando ‘não, não, não’".

À terceira vez os colaboradores mais próximos a Bento XVI perguntaram-lhe se queria retirar-se. Desta vez a resposta do Papa foi mais firme ainda, acenando ao milhão de jovens empapados depois de um fortíssimo dia de sol que superou os 40 graus: "se eles ficarem, eu ficarei também".

"E quando disse isso, nós que estávamos perto dele, ficamos muito contentes do ter como Santo Padre. Assim foi fantástico, uma experiência única", disse a jovem Erika. No meio das cadeiras plásticas voando, sob os trovões e relâmpagos, empapados, a cantar em coro "Esta é a juventude do Papa!" e "Be-ne-dic-to!", os jovens esperavam que o Pontífice reiniciasse o seu discurso. "Não tínhamos medo de nada porque podíamos ver que ele era o que mais sereno estava", disse Rivera. "Transmitia muita serenidade, muita calma e por isso, sabe, perguntamo-nos confidencialmente: que mais poderia suceder-nos?", acrescentou.

Quando a chuva parou, depois de 15 minutos, o Papa agradeceu aos jovens reunidos e disse: "obrigado, obrigado por essa alegria. Obrigado por essa alegria e resistência. A nossa força é maior que a chuva, obrigado. O Senhor com a chuva manda-nos muitas bênçãos. Vocês são um exemplo".

Depois de ler as saudações que tinha preparado em distintos idiomas veio a adoração eucarística. O Santíssimo Sacramento foi colocado numa jóia de ourivesaria de Toledo, uma custódia do ano 1600 de um metro e oitenta de altura.

"Foi fantástico, surpreendente. Como uma obra de arte. A Eucaristia estava ali, o Santo Padre também e o futuro da Igreja, os jovens, também faziam parte de tudo. Foi maravilhoso", recorda Rivera.

Passados dois meses da JMJ Madrid 2011, a jovem hondurenha acredita que este inesquecível episódio deixa uma cara lição do Papa para o mundo: "a sociedade moderna toma o caminho fácil. Ver o Papa Bento disposto a ficar ali, a sacrificar-se como Cristo que morreu na cruz por nós, foi algo verdadeiramente inspirador".  
in ACI digital


blogger

1 comentário:

Tiago disse...

"Antes que o galo cante, por 3 vezes me negarás..." disse Cristo a Pedro!
Penso que neste caso podemos dizer "antes da chuva parar, 3 vezes nos confimaste!!!!"