domingo, 9 de outubro de 2011

Timo Soini, um político finlandês convertido ao catolicismo

Timo Soini, uma estrela em ascensão no firmamento político finlandês, é um convertido ao catolicismo que deixa claro que "não precisa da autorização de ninguém para ser pró-vida" e que "o casamento deve ser apenas entre um homem e uma mulher".
Nas sondagens recentes sobre a próxima eleição presidencial de janeiro, Soini aparece em segundo lugar nas intenções de voto, com 11%. Como secretário geral do partido Perussuomolaiset ele liderou o crescimento eleitoral nas eleições gerais de abril passado; conquistou 39 lugares – contra apenas 5 nas eleições anteriores numa coligação baseada em afirmar "a dignidade da vida humana".
 
Soini – que iniciou a sua conversão em 1987 na Irlanda, e foi recebido na Igreja Católica em maio de 1988 – saiu abertamente em defesa dos crucifixos em edifícios públicos. "Fiquei profundamente envergonhado de que tivesse sido uma pessoa de origem finlandesa a levantar a questão", disse numa entrevista recente para Catholic World News, referindo-se à queixa sobre crucifixos que foi apresentada perante o Tribunal Europeu
dos Direitos Humanos
, por uma italiana nascida na Finlândia, Soili Lautsi.
"Foi deplorável que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos tivesse sequer apreciado essa queixa". No Parlamento Europeu foi muito activo nesta matéria, tendo colocado um crucifixo na parede do seu gabinete parlamentar, fazendo o mesmo no Parlamento da Finlândia.
Soini explica que os secularistas estão a pressionar para que a fé cristã se torne um assunto privado, "mas o Cristianismo não pode ser uma matéria privada, porque a fé é pública e não poderemos difundir o Evangelho se for uma coisa assim tão privada". E acrescenta: Pessoalmente, penso que as tradições cristãs e os valores devem ser vistosabertamente na sociedade, e ninguém é levado a acreditar em Deus ou em Jesus Cristo ou em qualquer outra coisa se essa não for a sua vontade.

O que não podemos é erradicar a fé cristã da sociedade. Por exemplo, quandohouve o debate sobre a Constituição Europeia e menção no texto às suasraízes cristas, nós perdemos essa batalha e ficou apenas uma referência aosvalores do Iluminismo, mas isso mostra que é uma batalha que ainda está emaberto – e não tanto na Finlândia – já que no Parlamento Europeu háumas tendências muito, muito secularizantes e muitos grupos que são hostisaos valores cristãs, incluindo vários deputados italianos, que são de certamaneira radicais anti-cristãos. Quanto à sua candidatura presidencial, Soini ainda não decidiu, "embora eu diria que 11% é um bom ponto de partida".


blogger

Sem comentários: