quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Meio milhão de abelhas no Vaticano

A Associação de agricultores italianos Coldiretti ofereceu a Bento XVI oito colmeias, com mais de 500 mil abelhas, revelou o serviço de informação do Vaticano. O presente assinala o dia da Protecção da Criação, criado pelo Vaticano para realçar as preocupações ambientais. A população mundial de abelhas tem vindo a diminuir nos últimos anos, algo que poderá ter sérias repercussões a nível do ecosistema. Segundo a organização Colidretti um terço da produção de comida no mundo depende da polinização feita por insectos, 80% dos quais são abelhas.

As abelhas papais vão ficar nos terrenos da residência pontifícia de Castelgandolfo, arredores de Roma, onde o Papa passa os meses de verão. Serão a mais recente adição a uma quinta que já conta com 25 vacas leiteiras, 300 galinhas, 60 galos e um olival que produz três mil litros de azeite por ano. Há ainda um pomar de pessegueiros e uma estufa de flores ornamentais. Estima-se que a produção de mel deste lote de 500 mil abelhas possa chegar aos 280 quilos por ano. 

Para além de todos os seus benefícios ambientais, a abelha é também um antigo símbolo cristão. Com base na crença antiga de que as abelhas se reproduziam de forma assexuada, o que levou à sua adopção como representação da virgindade. A abelha é o símbolo de, entre outros, Santo Ambrósio. Uma lenda indica que quando era bebé abelhas entravam e saíam da sua boca sem o incomodar, o que indicava que seria um grande defensor da virgindade e que as suas palavras seriam suaves como o mel. Recorde-se ainda que o símbolo heráldico de Bento XVI é um urso, animal cuja gosto por mel é universalmente conhecido. 
Filipe d'Avillez


blogger

Sem comentários: