terça-feira, 29 de setembro de 2015

Festa dos Arcanjos S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael

Miguel que significa: "Quem como Deus?" é o defensor do Povo de Deus no tempo de angústia. É o padroeiro da Igreja universal e aquele que acompanha as almas dos mortos até o Céu.

Gabriel que significa "Deus é forte" ou "aquele que está na presença de Deus", aparece no chamado 'evangelho da infância' como mensageiro da Boa Nova do Reino de Deus, que já está presente na pessoa de Jesus de Nazaré, nascido de Maria. É ele quem anuncia o nascimento de João Baptista e de Jesus. Anuncia, portanto, o surgimento de uma nova era, um tempo de esperança e de salvação para todos os homens. É ele quem, pela primeira vez, profere aquelas palavras que todas as gerações hão-de repetir para saudar e louvar a Virgem de Nazaré: "Avé, cheia de graça. O Senhor é convosco".

Rafael que significa "medicina dos deuses" ou "Deus cura", foi o companheiro de viagem de Tobias. É o anjo benfazejo que acompanha o jovem Tobias desde Nínive até à Média; quem o defende dos perigos e patrocina o seu casamento com Sara. É ele quem tira da cegueira o velho Tobias. É aquele que cura, que expulsa os demónios. São Rafael é o companheiro de viagem do homem, o seu guia e seu protector nas adversidades.


blogger

Sem comentários: