terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mensagem do Papa aos bispos italianos

“Todo verdadeiro reformador, de facto, é obediente à fé: não se move de forma arbitrária, nem se arroga falta de compromisso com o rito; não é amo, mas o guardião do tesouro instituído pelo Senhor e confiado a nós.”

“Dar voz a uma realidade perenemente válida exige portanto o sábio equilíbrio de continuidade e novidade, de tradição e atualização.”

“A Igreja inteira está presente em cada liturgia: aderir-se a sua forma é condição de autenticidade do que se celebra.”

Na sua mensagem, o Papa, recordando São Francisco de Assis, patrono da Itália, explica que a vida deste santo coincidiu precisamente com a reforma litúrgica do Papa Inocêncio III e do Concílio Lateranense IV. Esta reforma supôs, entre outras coisas, a introdução do “Breviário”, assim como a inclusão do termo “transubstanciação” na profissão de fé.

“Precisamente, São Francisco era um grande devoto da eucaristia. Da participação na Santa Missa e do receber com devoção a Santa Comunhão brota a vida evangélica de São Francisco e sua vocação para percorrer o caminho de Cristo Crucificado.”

O santo tinha também grande estima pelos sacerdotes convidava seus frades a recordar-lhes a importância de que levassem uma vida santa e coerente.

“O Santo de Assis não deixava de contemplar como o Senhor do universo, Deus e Filho de Deus, se humilhou até se esconder, para nossa salvação, na pouca aparência do pão. Perante este dom, queridos irmãos, que responsabilidade de vida se desprende para cada um de nós.”

"Ciência e técnica levaram a conquistas indubitavelmente significativas e apreciáveis. Mas isto não preencheu o coração do homem porque boa parte desse progresso, aconteceu às custas dos valores fundamentais do cristianismo."


blogger

Sem comentários: