terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Gosto disto (da Missa de ontem)

Carta de S. Tiago 1,1-11.

Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, saúda as doze tribos da Dispersão. Meus irmãos, considerai como uma enorme alegria o estardes rodeados de provações de toda a ordem, tendo em conta que a prova a que é submetida a vossa fé produz a constância. Mas a constância tem de se exercitar até ao fim, de modo a serdes perfeitos e irrepreensíveis, sem falhar em nada. Se algum de vós tem falta de sabedoria, que a peça a Deus, que a todos dá generosamente e sem recriminações, e ser-lhe-á dada. Mas peça-a com fé e sem hesitar, porque aquele que hesita assemelha-se às ondas do mar sacudidas e agitadas pelo vento. Não pense, pois, tal homem que receberá qualquer coisa do Senhor, sendo de espírito indeciso e inconstante em tudo. Que o irmão de condição humilde se glorie na sua exaltação, e o rico na sua humilhação, pois ele passará como a flor da erva. Com efeito, ao despontar o Sol com ardor, a erva seca e a sua flor cai, perdendo toda a beleza; assim murchará também o rico nos seus empreendimentos.

Livro de Salmos 119,67.68.71.72.75.76.

Antes de me teres humilhado, eu pecava; mas, agora, cumpro a tua palavra.
Tu és bom e generoso; ensina-me as tuas leis.
Foi bom para mim ter sido castigado, pois assim aprendi os teus decretos.
Prezo mais a lei da tua boca do que milhões em ouro e prata. Yod
SENHOR, eu sei que as tuas sentenças são justas e que me castigaste para meu proveito.
Que a tua bondade me sirva de conforto, conforme o que prometeste ao teu servo.


blogger

2 comentários:

Sara disse...

Constancia... Ha quanto tempo nao ouviamos esta palavra... ha quanto tempo nao vivemos esta constancia... Num mundo em que hoje é sim e amanha é nao, é cada vesz mais necessario exercitar a fé para que ela se torne constante e nos permita viver uma vida mais Santa e mais Feliz... Iniciamos a Quaresma, Tempo propicio para a constancia, tempo propicio para parar e reflectir sobre a constancia da fé... Tenho fé de manha e a noite nao? tenho fé quando as coisas correm como eu quero e deixo de ter quando acontecem ao contrario? Tenho fé nos momentos de alegria e nao tenho nos de tristeza? Ora ai está... Boa reflexão. Esta carta de S. Tiago ajuda a ver como é importante ser constante e preserverante na Fé. Obrigada pela reflexão.

João Silveira disse...

Obrigado eu pela tua reflexão, Sara. Beijinhos