sábado, 21 de janeiro de 2006

Unidade dos Cristãos

Estamos em pleno Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos e ainda ninguém fez referência a isso no nosso blog!Estou chocado!!É importantíssimo rezarmos pela Unidade da Igreja!Cristo só fundou uma!!
Vá, espero que aparecam rapidamente posts relacionados com isto e que se REZE por isto!!Filipe, estás à vontade pra nos falar sobre isto, é sempre uma honra a tua participação!! Força!!


Sobre a Audiência geral de 18/Jan/06

"Bento XVI insistiu hoje na necessidade de promover a unidade entre as várias Igrejas e comunidades cristãs, numa audiência geral que teve lugar no primeiro dia do Oitavário de Oração pela unidade dos cristãos.“A semana de oração pela unidade dos cristãos é um momento importante, que permite reflectir sobre o drama da divisão da comunidade cristã”, assinalou, numa catequese centrada sobre o tema desta semana: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, estarei no meio deles”.

O Papa assegurou que “há muito para agradecer”, relativamente ao caminho ecuménico realizado nos últimos anos, mas frisou que há, também, “muito por fazer e para esperar”.Classificando a divisão dos cristãos como um “drama”, Bento XVI convidou a redescobrir “a oração pela união de todos”, o que envolve “católicos, ortodoxos e protestantes em diversas formas, tempos e modos”.“Os elementos que, apesar da divisão permanente, ainda congregam os cristãos sustentam a possibilidade de elevar uma oração comum a Deus”, explicou.

O Papa lembrou que a oração pela unidade faz parte do núcleo central do Concílio Vaticano II, “compreendendo as orações públicas e privadas, a conversão do coração e a santidade de vida”. Para além destes ensinamentos conciliares, Bento XVI aludiu ao esforço e testemunho ecuménicos de João Paulo II. Na saudação aos grupos de Portugal e do Brasil e todos os peregrinos lusófonos presentes, o Papa frisou que “se (estiverdes) unidos em nome de Jesus, Ele está no meio de vós! Não podeis encontrar ponto de união mais eficaz: Ele deu a sua vida, para reunir o que andava disperso”.

“Com Jesus na vida, jogai a partida da unidade!”, acrescentou, brincando com a presença de uma delegação da Federação Portuguesa de Futebol.
(esta parte era escusada...)

Aos cerca de 8 mil peregrinos presentes na sala Paulo VI, por causa do mau tempo, o Papa lembrou que no próximo dia 25 irá à Basílica de São Paulo fora de muros “rezar, com estes sentimentos, ao lado de irmãos ortodoxos e protestantes, para agradecer o dom que Deus nos concedeu”.

blogger

1 comentário:

João Silveira disse...

mto bem, seminarista 16